É O EXERCÍCIO FÍSICO O GRANDE ALIADO FACE AO COVID-19?
A pandemia do Covid-19 vem há mais de um ano a limitar o nosso dia a dia com várias restrições, nomeadamente o acesso aos ginásios. O isolamento social e o confinamento também adicionaram o stress à equação, que por sua vez tem impacto negativo no nosso sistema imunitário e na sua capacidade de combater doenças e infeções.
Ouvimos falar sobre benefícios do exercício físico regular nesta doença e em outras. Mas será que é mesmo assim?
A prática regular de exercício físico tem um impacto bastante positivo no normal funcionamento do sistema imunitário, aumentando a capacidade do nosso corpo em combater o Covid-19, mas também demonstrou já melhorias significativas quer na resposta imunitária face a outras infeções quer na diminuição dos sintomas de diversas doenças como a diabetes, obesidade, cancro, doenças cardiovasculares, parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia, entre muitas outras.
O exercício físico:
estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e com ação antioxidantes;
age de maneira positiva sobre várias citocinas fundamentais para melhoria do funcionamento das nossas células e do nosso sistema imunitário;
ajuda a mobilizar as células que fazem a vigilância imunitária para reconhecerem outras células infetadas ou doentes e combatê-las.
Concluímos que não devemos, de todo, negligenciar a importância de nos mantermos ativos e saudáveis, em contexto de pandemia, e ao longo da nossa vida, porque efetivamente O EXERCÍCIO FÍSICO é O NOSSO MAIOR ALIADO quando prescrito e orientados por profissionais qualificados. Com igual relevância nos tempos que correm são as boas praticas de higienização e distanciamento social que tornam os ginásios seguros.