Os Mitos da Alimentação
São inúmeros os MITOS à volta da ALIMENTAÇÃO, hoje escolhemos abordar 3, que vamos explicar através da ciência.
Mito #1 “O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia.”
A abordagem correta deverá passar por avaliar a rotina e o apetite matinal de cada pessoa. Se não tens fome quando acordas, não tens necessariamente de ingerir o pequeno-almoço. Se por outro lado acordas com fome, essa refeição poderá ser perfeitamente enquadrada no teu dia alimentar. Mais importante é avaliar a forma como cada indivíduo se comporta durante o restante dia.
Mito #2 “O jejum intermitente é a melhor estratégia para perder peso.”
A aplicação do jejum intermitente pode ser razoável em pessoas que acordam sem fome e que não gostam de tomar o pequeno-almoço. Estas podem optar por perder peso consumindo apenas o almoço e o jantar, sem necessitar comer de 3 em 3 horas (apesar de não ser o melhor método para preservar ou aumentar a massa muscular), desde que no final do dia as calorias consumidas sejam inferiores às que necessita. E caso prefira comer de 3 em 3 horas, está tudo bem também!
Mito #3 “O açúcar é tão viciante como uma droga.”
A preferência pelo sabor doce é uma característica inata, não é um vício. O açúcar, em quantidades razoáveis, não só não é aditivo como pode auxiliar na perda de peso, uma vez que permite cumprir um plano alimentar mais flexível e a longo prazo.
Este artigo foi escrito pela Nutricionista Carina Oliveira.