Exercício Físico + Saúde Mental

beach-games.jpg

Treinar promove muito mais do que uma boa condição física. Treinar é um dos meios impulsionadores da saúde mental.

Falar sobre saúde mental é ainda um tabu, não são muitas as ocasiões em que nos sentimos predispostos a partilhar com outros as nossas preocupações, as nossas fragilidades e medos. Falar da nossa saúde mental é complexo e por vezes motivo de vergonha. Por isso mesmo, e porque a nossa saúde não passa apenas pelo bem-estar físico, hoje destacamos o Dia Mundial da Saúde Mental.

As evidências de que o exercício físico é promotor de saúde mental são muitas, por isso mesmo existe a necessidade de alertar para a importância do mesmo no combate a doenças do foro psicológico, como a depressão e ansiedade.

A prática de exercício físico tem um papel fundamental no bem-estar da população, 10 minutos de atividade física diários tem impactos positivos a nível da agilidade mental e estado de humor. Para além de ser um momento social e de partilha, a prática de exercício físico é um redutor de stress e de ansiedade, ajudando na prevenção de problemas de saúde mental.

A saúde mental depende de outros fatores, no entanto adotar a prática regular de exercício físico é dar um passo importante para um dia a dia mais equilibrado.

É importante desmistificar o preconceito e o estigma à volta da saúde mental.

Com a comemoração deste dia, pretende-se chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconómicas.
— SNS