FISIOTERAPIA & DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Com a mudança de temperatura começam a surgir as doenças respiratórias.
De acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, 300 milhões de pessoas, de crianças a idosos, sofrem de asma, e aproximadamente 210 milhões possuem complicações pulmonares crónicas. A fisioterapia tem contribuído para reduzir e eliminar os sintomas causados pelas doenças como gripes, bronquites, pneumonia, e outras.
A fisioterapia respiratória é uma excelente técnica utilizada para a prevenção de doenças respiratórias em crianças e adultos. Em pediatria, facilita a saída de secreções, permitindo que a criança respire melhor e com menos esforço, diminuindo assim a tosse e o cansaço, e favorecendo uma melhor qualidade de sono e alimentação.
Além disso, a fisioterapia promove a abertura das vias aéreas inferiores do pulmão que, muitas vezes, se fecham devido à inflamação dos brônquios. Nesse sentido, quando a técnica é realizada no inicio dos sintomas. Elimina a necessidade de medicamentos orais ou injectáveis.
Com a ajuda de um fisioterapeuta pode melhorar a sua sintomatologia e recuperar qualidade de vida através da execução de cinesioterapia respiratória.
Mónica Teixeira
Referências:
(1)International Respiratory Societies, F.O. (2017). The Global Impact of Respiratory Disease. Sheffield, 2 edition.