O FRUTO DO OUTONO
No Dia de São Martinho a castanha ganha especial destaque, e o seu conteúdo nutricional é motivo de celebração.
A castanha, fruto tradicional do outono, é constituída em grande parte por hidratos de carbono, onde se destacam amiloses e amilopectinas. Apresenta também uma boa porção de fibra que, além do seu efeito no controlo do apetite, estimula a presença de bactérias probióticas (do género Bifidobacterium e Lactobacillus) e contribui para a regulação dos níveis de colesterol e da glicémia.
Uma vez que é pobre em gordura e não contém colesterol, é menos calórica comparativamente aos restantes frutos secos. É ainda uma boa fonte de vitaminas (vitamina C, B6 e ácido fólico), minerais (cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre, manganésio e selénio), fitoquímicos, (luteína e zeaxantina) e diversos compostos fenólicos com ação antioxidante e de proteção celular.
1 porção de 10 castanhas assadas (84g) fornece:
206 kcal
2g de gordura
44,5g de hidratos de carbono
17% da dose diária recomendada de fibra
36% da dose diária recomendada de vitamina C
21% da dose diária recomendada de vitamina B6
15% da dose diária recomendada de ácido fólico
Dado a sua versatilidade no que toca à confeção, a castanha pode ser consumida cozida com erva doce, assada, enquanto acompanhamento de pratos (pode substituir o arroz, a massa e a batata), na base de sopas ou na confeção de sobremesas e bolos.
Com tantas particularidades nutricionais, a castanha merece ser integrada com mais frequência nas nossas refeições!
Nutricionista Carina Oliveira
CP 3661N