Dia Mundial da Coluna

Hoje a 16 de Outubro assinala-se o dia Mundial da Coluna. Em Portugal, as dores na coluna vertebral são uma das principais causas da ida ao médico. Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna, e representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral sendo uma das principais causas de ausência no trabalho. Algumas das principais doenças da coluna são, hérnias discais, doença discal degenerativa, artroses, os conhecidos ‘bicos de papagaio’, sendo estas queixas frequentes nos mais idosos. Os mais jovens também sofrem de dores na coluna, motivadas por escolioses ou cifoses (desvios para a frente).

Hábitos de vida como o sedentarismo, excesso de peso, má posturas mantidas, têm bastante influência no agravamento das dores na coluna. Segundo a OMS, 1 em 4 adultos e mais de 80% dos adolescentes não são ativos o suficiente.

Apesar da grande incidência nem todas as pessoas procuram tratamento. O alerta para os cuidados a ter e evitar dores na coluna vem a propósito deste dia. Uma das formas mais eficazes para atenuar as dores de coluna é através da prática de exercício físico. A prática de Pilates ajuda a melhorar a postura, a fortalecer a musculatura e a aumentar a flexibilidade, contribuindo para um desenvolvimento uniforme e equilibrado do corpo, ajudando no alívio das dores de coluna.

A hidroterapia, é outra prática que ajuda no alívio da dor e na melhoria dos movimentos, potenciando o fortalecimento da musculatura, o alongamento muscular e equilíbrio sensório-motor. 

Comece hoje, proteja quem o sustenta todos os dias.