VACUOTERAPIA | O QUE É E COMO FUNCIONA

Popularmente, o conceito “dieta” assume uma dimensão exclusivamente física, de restrição calórica e consequente perda de peso. Porém, esse não é o seu significado real. O termo “dieta” significa “modo de vida” e refe.png

VACUOTERAPIA

- o que é e como funciona -

A palavra "Vacuoterapia" é constituída pela junção de "vácuo + terapia", ou seja, podemos definir esta abordagem terapêutica como sendo a terapia através do vácuo (da Pressão Negativa Relativa). Este método terapêutico não invasivo, que utiliza pressões negativas como forma de tratamento não é mais que uma massagem tecidular profunda mecanicamente assistida.

A vacuoterapia é utilizada como técnica complementar no tratamento das mais diversas patologias desde a dor aguda até à dor crónica.

A terapia por ventosa pode ser aplicada de duas formas distintas, estática e/ou dinâmica, tendo variações leves e fortes de pressão de sucção. Quando aplicada de forma leve,  aumenta a circulação, na forma forte de pressão de sucção, além de aumentar o fluxo sanguíneo e linfático , leva a uma maior permeabilidade da membrana, o que facilita a eliminação de toxinas e a nutrição celular, originando vermelhidão e até hematomas, normalmente são usadas em pacientes com mais tonificação muscular. A forma dinâmica de aplicação consiste em aplicar a terapia numa região maior do corpo.

A aplicação da vacuoterapia tem como objetivo aumentar a circulação local, quebrar fibroses e aderências, tem efeito descontraturante e diminui a tensão local e por conseguinte diminuição de dor.

Estudos demonstram que o tratamento com as ventosas é muito eficiente para tratamento da fibromialgia, alguns síndromes miofasciais a síndrome da fadiga crónica, provocam alívio da dor, relaxamento muscular e melhora da circulação sanguínea. Além disso, a ventosa facilita a limpeza das glândulas sudoríporas e sebáceas, além de aumentar a drenagem linfática e a circulação venosa.


Bibliografia:

Campos GH, Santos CT. Tratamento de pontos-gatilhos (trigger points) por meio de terapia por ventosa. REVISA. 2015; 4(2):146-54