SÍNDROME DE SÁBADO À NOITE

Já ouviu falar no Síndrome de Sábado à Noite?

Se nunca ouviu falar no Síndrome de Sábado à Noite fique a saber que ele existe e está descrito na bibliografia. Sinónimo de Neuropatia do Nervo Radial, é resultante de uma pressão direta sobre uma superfície firme. O nome “Sábado à Noite” é referente às noites de festa com consumo de álcool, em que o indivíduo adormece num mau posicionamento e acorda com o membro superior ou parte dele parcialmente paralisado.

A condição carateriza-se por défice motor e sensitivo, na região inervada pelo nervo acometido e é geralmente de boa recuperação. Normalmente, o individuo apresenta-se com “mão pendente” e formigueiro na região dorsal da mão e polegar. Para evitar sequelas, a Fisioterapia desde os primeiros dias é essencial, na recuperação da força muscular, sensibilidade e, consequentemente, funcionalidade nas atividades do dia- a-dia.

Estes vídeos diferem de 10 dias entre eles. O primeiro vídeo, podemos observar que a paciente não consegue realizar extensão do punho e dedos devido a parésia do nervo radial. No segundo vídeo, após 4 sessões de Fisioterapia já é possível verificar maior amplitude de movimento do punho e dedos, bem como maior força muscular dos extensores do punho e dedos.

No caso de suspeitar estar na presença deste Síndrome, não hesite em contactar o fisioterapeuta.

Cleide Martins




Bibliografia

Spinner, R., Poliakoff, M. and Tiel R. (2002)- The origin of "Saturday night palsy"? In Neurosurgery 51 (3)