Sentes dor no ombro? Essa dor compromete o teu dia-a-dia?
Sentir dor no ombro é algo com o qual lidas no teu dia-a-dia?
São várias os momentos e gestos que fazemos ao longo do dia que normalmente nos relembram de algo se passa com o nosso ombro. Em pequenos momentos que caraterizam o nosso quotidiano, como as mais variadas tarefas domésticas, desde estender a roupa, tentar alcançar um armário, nos mais diversos cuidados de higiene, como lavar o cabelo, no momento de nos vestir/despir e até na pratica de exercícios fisico somos lembrados que algo pode não estar bem com o nosso ombro.
A articulação do ombro é das articulações do nosso corpo com maior grau de movimento, e isso deve-se por ser um conjunto de articulações entre o esterno, clavicula, acromio, úmero e omoplata.
Quais as causas associadas à dor de ombro?
lesões da cartilagem
lesões da capsula e ligamentos que a envolvem
lesões da longa porção do biceps (LPB)
tendinopatias/roturas do conjunto de tendões que se inserem no ombro (coifa dos rotadores – supra espinhoso, infra espinhoso, sub escapular)
inflamações da bolsa sub acromial (bursite);
a diminuição do espaço onde os tendões se movem(síndrome de conflito);
a inflamação ou artrose da articulação que existe entre a clavícula e a extremidade da omoplata (acrómio).
É importante referir que existem também doenças cuja dor é referida no ombro mas que não têm origem no ombro. Pode ser o caso de patologia na coluna cervical/torácica, de inflamações do conjunto de nervos que emergem da coluna cervical; algumas patologias com origem nos pulmões e mesmo coração, como o enfarte agudo do miocárdio, podem dar dor localizada no ombro.
Identifica-te com esta descrição?
Alguma vez sentiste dor no ombro em alguma atividade no teu dia-a-dia?
Não ignores mais e marca uma consulta com o teu fisioterapeuta!
Este artigo foi escrito pela Fisioterapeuta Inês Marinha.